Desde que a Maria Rita subiu no palco da casa de shows carioca Miranda em outubro de 2015 com um novo projeto – o show “Samba da Maria” – o coração dos bacanudos não parou mais de bater. Só no início de 2016, para alegria dos fãs, o “Samba da Maria” ganhou status de turnê e pegou a estrada, com a agenda cheia e shows marcados de norte a sul do país.
A ideia da apresentação começou na casa da cantora, sem grandes pretensões, como uma possibilidade de fazer um show diferente e mais livre, depois da longa turnê de “Coração a Batucar”, seu último álbum. A proposta era cantar sambas – sempre ele! – com valor afetivo para a artista: músicas que marcaram sua vida, clássicos de sambistas que a Maria Rita adora, canções-referência na sua trajetória. O repertório, montado a dedo, tem um pouco do melhor do samba: Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Alcione, Beth Carvalho, samba-enredo da escola paulista “Vai-Vai”, e até a intensa “Beijo Sem”, de Adriana Calcanhoto.
- Sesc Araraquara Foto: @victor_dsouza
No show, Maria Rita aparece sentada em uma cadeira, à vontade com os músicos que a acompanham – Davi Moraes (guitarra), de Fred Camacho (banjo e cavaquinho), Andre Siqueira e Marcelinho Moreira (percussão) . Entre homenagens aos “reis do samba” e às “damas do samba”, incluindo aí sucessos da mãe Elis Regina, a artista conversa com o público em vários momentos.

Foto: @lu_otoch

Foto: @gipaz
Neste primeiro show, a “Turnê Samba da Maria” já circulou por várias cidades do Nordeste – Salvador, Ilhéus, Fortaleza, Natal, Recife, Aracaju -, de São Paulo – Itaquera, Araraquara, Campinas e São Caetano do Sul -, do Centro Oeste – Brasília e Goiânia – e continua na estrada. Em Ilhéus e Itaquera (SP), Maria Rita cantou em palco montado ao ar livre e sem venda de ingresso, para uma multidão de bacanudos que sabiam as letras das músicas de cor!

Foto: @Cahhqueiroz

Foto: @belmasc
Próximas paradas do “Samba de Maria” ainda em maio: Vila Velha (ES), no dia 14; Curitiba (PR), dia 21; Porto Alegre (RS), dia 27. No início de junho, a cantora volta às capitais carioca e paulista em dois shows no Teatro Bradesco. Veja abaixo o setlist do show, que inclui ainda uma música “inédita”, ou seja, ainda não gravada, mas com vocação inequívoca para hit – “Cutuca”: