O festival da TV Excelsior em 1965 foi a primeira apresentação nacional na TV de Elis Regina, que foi a grande vencedora, interpretando a épica canção “Arrastão”, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo.
“ARRASTA essa gente aí, Pimentinha.” Elis Regina levou a serio o bilhete que Vinicius de Morais lhe mandou e fez com que “Arrastão”, de autoria do poeta e Edu Lobo, tirasse o primeirissimo lugar no I Festival Nacional da Musica Popular Brasileira, ganhando para seus autores a quantia de 10 milhões de cruzeiros e um “berimbau de ouro”, que Vinicius e Edu vão dispensar para presenteá-lo a Elis”. (Publicado na Folha de S.Paulo, quinta-feira, 08 de abril de 1965).
Como disse Nelson Motta, nesse especial sobre a história da TV brasileira: veja o vídeo:
“Foi ao vivo, diante de um grande auditório, que Elis explodiu pro sucesso. Com 20 anos, ganhando o Festival da canção com Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes e naturalmente, o prêmio de melhor intérprete”,
Arrastão
Vinícius de Moraes/Edu Lobo
Ê, tem jangada no mar
Ê, hoje tem arrastão
Ê, todo mundo pescar
Chega de sombra, João
Jovi
Olha o arrastão entrando no mar sem fim
Ê, meu irmão, me traz Iemanjá prá mim
Minha Santa Bárbara
Me abençoai
Quero me casar com Janaína
Ê, puxa bem devagar
Ê, ê, ê, já vem vindo o arrastão
Ê, é a rainha do mar
Vem, vem na rede João
Prá mim
Valha-me meu Nosso Senhor do Bonfim
Nunca jamais se viu tanto peixe assim
Lembro-me claramente desse momento… My God!! Haja coraçao !!
“ARRASTA essa gente aí, Pimentinha.”
me arrepiei com isso.
Pediram pra ela arrastar e ela arrastou mesmo. È louco demais pensar que a Elis e a Maria Rita podem cantar qualquer música que emociona… que facilidade em tocar a alma… meu Deus!
Elis, SEMPRE!!!!
Eu não posso deixar de cometar sobre essa musica! É sabido por todos nós que Elis explodiu para o sucesso com Arrastão – eu já tinha visto fleches de sua atuação nesta canção em cenas antigas da TV. Sou bem nova, nova assim, pra poder ter assitido Elis, tenho 26 e quando eu nascerá Elis já havia falecido. Desde pequena me identifico com canções dela, lembro me bem de pequeninha ir tomar banho e cantar “Fascinação” e amava o eco que o banheiro dava rsrs. Agora fascinação, emoção e surpresa, eu tive quando na 2° canção que Maria Rita cantara no PQ da Juventude em SP no Nivea Viva Elis , no momento que ela canta : _Quro me casar com Ja – na- í – naaaaaaaa. Meu que emoção!!! Na mesma hora me senti saindo do chão e flutuando perto do palco, sei quem pode ser “besteira” para quem não é fã de verdade, mais me sinti super emocionada e homenageada por MR ( e Elis tbm já ter feito) cantar o meu nome: Só consegui gritar: Tô aquiiiiii!!! Mais ela não ouviu não, sem problemas o importante é ouvi-lá cantando meu nome rsrs. Isso me deixa e me deixou muito feliz! Que venha dia 11/08 pra eu poder ouvir isso ao vivo novamente, e ver tbm ser eternizado em dvd. Obrigada Vinicius de Moraes e Edu Lobo pela composição, obrigada Elis por eterniza-la e obrigada Maria Rita por relembrar cantar e me emocionar tanto assim!!!
Cadê o cd ELO? Frio, sem vida e emoção.