Pelo repertório: Romaria

Uma das músicas de grande sucesso de Elis Regina, “Romaria”, foi escrita pelo cantor e compositor Renato Teixeira e gravada pela cantora em 1977, no disco “Elis”. Renato conta que se inspirou na basílica de Aparecida do Norte, em São Paulo, para compor a canção. “Eu fui criado em Taubaté e eu ia muito para […]

Uma das músicas de grande sucesso de Elis Regina, “Romaria”, foi escrita pelo cantor e compositor Renato Teixeira e gravada pela cantora em 1977, no disco “Elis”. Renato conta que se inspirou na basílica de Aparecida do Norte, em São Paulo, para compor a canção. “Eu fui criado em Taubaté e eu ia muito para lá que é pertinho. Engraçado que tinha uma coisa lá que mexia comigo que era ver aquelas pessoas cheias de fé. Um dia, eu estava sentado em casa e resolvi falar sobre os romeiros que vão lá. É também um pouco a história do povo brasileiro que com seus sonhos, as suas decepções, sempre reza e às vezes ele percebe que não sabe rezar, mas assim mesmo a determinação é tanta, o sufoco é tanto, o milagre é tão necessário que só olhando ele já se sente rezando”, explicou.

O cantor lembra também do dia em que Elis o telefonou pedindo para gravar uma música sua. “Ela me ligou a tarde e falou: ‘Renato vai ao estúdio a noite que eu vou gravar uma musica sua’. Eu quase caí da cadeira. Eu perguntei qual era a música, ela não me contou. Fui, ela estava gravando “Sentimental Eu fico”, no dia seguinte, ela ligou de novo, e disse que ia gravar outra, também não falou, e era Romaria. Eu nunca imaginei que fosse fazer esse sucesso todo mas fez. É uma música que tem a intenção de lançar um olhar renovado sobre a musica da cultura caipira e ela sacou isso”, disse Renato.

Romaria

É de sonho e de pó
O destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos
Sobre o meu cavalo
É de laço e de nó
De jibeira o jiló
Dessa vida
Cumprida a sol
Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida (2x)
O meu pai foi peão
Minha mãe solidão
Meus irmãos
Perderam-se na vida
À custa de aventuras
Descasei, joguei
Investi, desisti
Se há sorte
Eu não sei, nunca vi
Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda

O trem da minha vida (2x)
Me disseram, porém
Que eu viesse aqui
Prá pedir de romaria e prece
Paz nos desaventos
Como eu não sei rezar
Só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar
Meu olhar
Sou caipira, Pirapora
Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida (2x)

COMPRE REDESCOBRIR NO ITUNES AQUI