Viva Elis: uma discografia ímpar!

Como escolher as músicas para o Viva Elis? Não foi fácil para Maria Rita. Afinal, o repertório de Elis Regina é extenso. Mais do que isso: marcante. Muitas músicas tiveram suas versões definitivas na voz da cantora. Como, então, eleger o roteiro? Na primeira vez que Maria Rita selecionou as músicas, foram 63. “Seria três […]

Como escolher as músicas para o Viva Elis? Não foi fácil para Maria Rita. Afinal, o repertório de Elis Regina é extenso. Mais do que isso: marcante. Muitas músicas tiveram suas versões definitivas na voz da cantora.

Como, então, eleger o roteiro? Na primeira vez que Maria Rita selecionou as músicas, foram 63. “Seria três horas e meia de show”, lembrou ela em uma entrevista.

O reencontro com o repertório de Elis também foi uma descoberta de histórias. Há sempre uma, por trás de cada música. “O Bêbado e a Equilibrista”, por exemplo, se transformou num hino da anistia. “Fascinação”, outro clássico da carreira de Elis, é uma versão de uma valsa Maurice de Féraudy do início do século XX. “Arrastão” está no “Dois na Bossa”, o primeiro álbum ao vivo de Elis com Jair Rodrigues.

Relembrem o set-list e preparem-se: a partir da semana que vem, passeiem conosco pelo repertório e pelas histórias de Viva Elis. Se você tem alguma história que teve como trilha uma destas músicas de Elis, compartilhe conosco nos comentários!

 

 REPERTÓRIO VIVA ELIS

1. Imagem/Arrastão
2. Como Nossos Pais
3. Vida de Bailarina
4. Bolero de Satã
5. Águas de Março
6. Saudosa Maloca/Agora Tá
7. Ladeira da Preguiça
8. Vou Deitar e Rolar
9. Querelas do Brasil
10. Bêbado e o Equilibrista
11. Menino/Onze Fitas
12. Me Deixas Louca
13. Tatuagem
14. Essa Mulher
15. Se Quiser Falar com Deus
16. Zazueira
17. Alô Alô Marciano
18. Aprendendo a Jogar
19. Doce de Pimenta
20. Morro Velho
21. Que foi Feito/Maria Maria
22. Fascinação
23. Romaria
24. Madalena
25. Redescobrir

Comentários (24)

  1. Queria parabenizar a todos os responsaveis por essa belissima obra.
    Aos filhos pela ousadia de reviverem com esse projeto a vida e a obra de sua mãe e agradecer por compartilhar conosco um pouco dessa arte feita pela Elis.
    Eu por ser jovem infelizmente não cheguei a conhecer, mas graças a Deus a sua obra é eterna.

    Como fã da mãe e de todos os filhos, gostaria de fazer um pedido encarecidamente, se possível um dia os três fizerem um cd e dvd desse projeto. Seria um prazer vê-los juntos e a música popular brasileira agradeceria.

    Mais uma vez Parabéns!

    Viva Elis!

  2. O repertório é perfeito! Tenho 26 anos, trabalhei 5 em rádio e conheci Elis lá. Sou mega fã, tenho todos os boxes, enfim. Me arrepia ouvir ela cantando…

    Acho que tá faltando nesse repertório a música “Cai Dentro”…

    Adoro essas músicas onde ela canta de um jeito meio debochado…

  3. Fico toda boba de pensar que tive a honra de ver esse show! Muita emoção e energia! Foi tão marcante, tão tocante que fico abobalhada quando lembro!

    O repertório foi escolhido de forma primorosa… não conhecia pelo menos metade das musicas (porque nasci depois que a Elis morreu) e hoje posso dizer que sou fã da mãe e da filha!

  4. O público esperava ansiosamente por este momento. Que bom ele chegou! Mas, deve ficar registrado em um dvd. Mas, acho tb que como já tem a participação do João Marcelo como produtor e Maria Rita cantando, poderiam convidar o Pedro para fazer uma tríplice aliança e coroar com chave de ouro.

  5. Se eu pudesse trazer uma pessoa de volta: seria minha mãe. Se eu pudesse trazer duas: a outra seria Elis Regina!
    Gravada na minha memória afetiva: eu e minha mãe escutando/chorando: “Fascinação” pura pela estrela maior!

  6. Saudades….de uma mulher a frente de seu tempo (por isso algumas vezes não comprendida)…rompeu barreiras, quebrou tabus, brigou por nós (mulheres) ainda
    hoje, depois de 30 anos de sua partida ainda colhemos seus frutos. O direito de
    amar, chorar, nos apaixonar sem perder a personalidade. E a coragem de recomeçar
    quando o fim é inevitável, tão a frente de seu tempo, que ainda hoje nos espata-
    ríamos com tanta impetuosidade. Saudades…. de sua voz…sua presença de palco…
    sua irreverência…é isso Maria Rita, homenagem justa a quem tanto fez pela música,
    pela cultura, tão generosa (não esquecendo claro do talento tanto do Marcelo
    quanto do João )que nos deixou você. Parabéns por essa herança genética, por tanto
    talento e pela sensibilidade em escolher repertórios. Por favor … traga este tributo
    para Vitória – ES

  7. Falar do repertório de Elis é falar da boa música: Eta mulher inteligente na escolha do seu repertório!!! E cantou como ninguém!Maria Rita,deve ter sido uma pedreira a escolha do repertório do show em homenagem a sua mãe.Se você for fazer outras homenagens a eterna Elis, por favor,não deixe de fora:cobra criada,cai dentro,mancada,medo de amar,calcanhar de aquiles,enfim ,é muito difícil definir o melhor da Elis.Elis é a mais bela obra musical que esse planeta já viu e ouviu.!Ela é a maior.Elis vive!!!um grande abraço a todos que AMAM ELIS REGINA.

  8. TIVE A OPORTUNIDADE DE VE-LA TODAS AS VEZES QUE ESTEVE EM BH E LINDA DE OUVIR,DE SE VER. FIQUEI MARAVILHADA, FACINADA, O VIVA ELIS SO CONFIRMOU A CANTORA PERFEITA E COMPLETA QUE ELA E. UNICA. BATEU UMA SAUDADE DE ELIS E A OPORTUNIDADE DE UM SHOW LINDO,CHEIO DE SENSIBILIDADE COMO AS DUAS MAE E FILHA.

  9. Ahhhhhhh, que pena que não veio à Bahia !! Mas sem dúvida, foi um bel turnê, a Maria Rita está de parabéns pelo show, e o seu irmão JM tbm pela organização , pela iniciativa do projeto, Foi impecável ….. VIVA ELIS !!

  10. Viva Elis me levou as lágrimas….
    Quanto amor representado, sentido e vivido ali no Pq da Juventude! Uma troca entre o público e uma Maria Rita emocionada por homenagear uma mãe que ela aprendeu ter sido uma mulher a frente do seu tempo, que influenciou e influencia e influenciará muitas gerações porque a boa música é eterna.
    Através do show foi possivel sentir que ali mais do que uma homenagem a uma grande artista se homenageava uma mãe saudosa e que deixa seus filhos duplamente orgulhosos.
    Fui com minha mãe e meu namorado ao show… Vibrei a cada nota e a cada suspiro pois não importa o qto se conhece de uma MÃE mais sim o sentimento que ela deixa em nossa memória e em nosso coração para que tenhamos vontade de fazer cada vez melhor.
    Merece um DVD….
    Dificil dizer qual música marcou mais, cresci ouvindo Elis e aprendendo sobre o qto ela revolucionou em um período delicado da história deste País…
    Quem sabe se hoje tivéssemos mais Elis, Jair Rodrigues, Chico Buarque e tantos outros poderíamos mostrar que o povo está de olho e assim honrar aqueles que um dia lutaram para que fossemos um país livre!
    Agradeço a oportunidade de ter vivido este momento memoravel e principalmente por ter vivido uma experiência tão intensa…
    Que venham outras versões para que as pessoas que ainda não conhecem esta obra possam conhecer.

  11. “Essa Mulher” é uma das minhas favoritas.
    Desde o começo da carreira de Elis a minha mãe era grande fã dela. No lançamento do 1º CD da Maria (eu tinha uns 13 anos) virei fã. E sempre foi assim o ídolo da minha mãe, Elis; e minha favorita, a MR. Lembro que depois que a Maria Rita cantou “Essa Mulher” no especial de TV ‘Por toda a minha vida’ em homenagem à Elis eu mandei a letra da música num cartão com flores para a minha mãe no trabalho dela. Ela me ligou aos prantos para agradecer.
    Se a emoção de fãs das duas é forte, imagino como seja para a Maria e à memoria de Mãe.
    Obrigado Rita por fazer parte de nossas vidas e nossos laços.
    Incrível como a profissão cantora possa chegar tão no intimo e nos sentimentos das pessoas.
    Espero ve-la logo em Salvador, para que possa assistir à esse show com pessoas importantes como a minha própria mãe.

  12. Deste repertório, a música Como Nossos Pais foi a mais importante na minha vida. Na verdade esta música me balançou quando ouvi pela primeira vez o disco completo Falso Brilhante. Fiquei arrebatado neste dia. Isto aconteceu em 1984, quando tinha 27 anos. Sempre ouvia as músicas da Elis e as pessoas comentando maravilhas sobre ela, mas não tinha idéia do que significava aquele som. Depois do Falso Brilhante minha vida mudou completamente com relação a música e a partir daí procurei adquirir tudo que trata da qualidade musical de Elis. Hoje quando ouço a filha percebo que esta ficando melhor que a mãe e isto vem acontecendo de forma natural.
    Muito obrigado Maria Rita e João Marcelo por esta linda homenagem e por nos brindar com estas músicas que nos traz tanta alegria de viver.

  13. Quando Elis morreu eu nasci, mais mesmo assim conheço todas as músicas dela!Antes da Maria Rita aparecer, ficava ouvindo Elis muito triste por não ter vivido em sua época e não ter visto ela cantar. Quando a Maria surgiu cantando, minha nossa…quase morri de emoção e agradeci a Elis por nos ter deixado esse presente maravilhoso pra mim e pra todos que não tiveram a oportunidade de ouvi-la cantar. Temos hoje, a honra de ouvir a maravilhosa MARIA RITA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *